Alerta: Onda de Calor

Protecaocivil2016 1 760 1000
05 de Setembro de 2016

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso sobre a ocorrência de tempo muito quente até, pelo menos, esta terça-feira, 6 de setembro.

O tempo muito quente constitui um risco gravado em matéria de perigo de incêndio florestal, mas também para a saúde dos grupos mais vulneráveis da população, designadamente, pessoas mais idosas, crianças e pessoas com doenças crónicas.

AVISO À POPULAÇÃO AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
CALOR e PERIGO INCÊNDIO FLORESTAL

1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica: No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para os próximos dias a continuação do tempo quente e seco com índices de risco de incêndio em níveis muito elevado a máximo nas regiões do norte, centro interior e do Algarve, destacando-se:

• Temperatura máxima entre 34 e 40ºC. Aumento também da mínima para valores superiores a 24ºC a partir da noite de sábado para domingo nas regiões do sul e do interior, centro e norte.
  • Humidade relativa inferior a 30% nas regiões do norte, centro interior e sul hoje e amanhã, com valores inferiores a 20% a partir de domingo, com noites quentes e secas (com exceção do litoral centro hoje e amanhã) sem recuperação para valores mais elevados em todo o território;
  • Vento moderado (até 35 km/h) de sueste no Algarve durante a manhã de segunda-feira (em particular nas terras altas acima de 700 metros de altitude) e de noroeste nas regiões do litoral norte e centro durante a tarde de domingo;

A partir de domingo é expectável um agravamento gradual das condições meteorológicas até terça-feira.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

• Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:

• Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas,na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

• A obrigatoriedade de que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés e estejam equipadas com um ou dois extintores;
  • Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto do sítio da internet do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

DGS - Ondas de calor - Recomendações para a população
ANPC » Riscos Naturais - Ondas de Calor