Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Centro Ciência Viva do Lousal apresenta Exposição "Posters com Ciência"

26 Fevereiro 2017
Flyer quadrado peqclogos 1 760 2500


No dia da Cerimónia da Entrega dos Òscares, 26 de fevereiro, o Centro Ciência Viva do Lousal, em Grândola, estende a passadeira vermelha para um tarde de cinema e ciência, com a inauguração às 15h, da exposição inédita “Posters com Ciência”, onde o artista digital Edgar Ascensão reinterpreta cartazes de cinema de filmes ligados à ciência.

“Posters com Ciência” é uma exposição que resulta da parceria do Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência com o artista gráfico Edgar Ascensão e que se propõe, pela primeira vez na história, a cruzar o olhar único da arte com as grandes conquistas da ciência.

Para cada filme, é escolhido um acontecimento científico, contemporâneo com a sua data de lançamento, ao longo de sete décadas, relatando o modo como a arte pode imitar a realidade e vice-versa.

Desde o mais recente “O Marciano”, passando por “Parque Jurássico” até ao primeiro capítulo de “A Guerra das Estrelas”, são cerca de 25 filmes que contam uma história ímpar do conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Também única na medida em que cada apresentação, cada ilustração, cada poster, é uma visão e um acréscimo ao mundo da sétima arte.

Um desafio inédito para os posters alternativos, género que tem ganho cada vez mais terreno e que tenta, a partir de um conceito, de um duplo sentido, de uma mensagem escondida, dar uma imagem nova aquela obra.

Edgar Ascensão, licenciado em Artes da Imagem e repórter de imagem na SIC, encontrou no desenho de posters alternativos um modo de exprimir o seu amor pelo cinema. Tem um blogue e uma plataforma online onde publica os seus trabalhos, muitos já com um reconhecimento mundial. Recentemente publicou o segundo volume do livro que compila todas as suas criações “Posters Caseiros Vol. II”.