Praça da República (Praça das Palmeiras) - Preservar a Identidade – Melhorar o Espaço Público

4 imagem pra a 1 760 1000
08 de Agosto de 2017

Integrada num conjunto mais alargado de intervenções e com o objetivo de preservar a memória coletiva e valorizar o património arquitetónico, histórico e cultural do Concelho, implementando uma nova dinâmica turístico-cultural no Centro Tradicional da Vila, a Câmara Municipal de Grândola iniciou recentemente as obras de reabilitação da Praça da República, denominada localmente por Praça das Palmeiras.

A Praça da República constitui-se como uma praça pública de forte significado simbólico, mas que foi perdendo, ao longo dos anos e em resultado da evolução urbana da vila, as características que a sustentavam como lugar estruturado e centralizador. Outras circunstâncias, eventualmente furtuitas, foram contribuindo para esta situação. É disso exemplo a recente necessidade de abate das palmeiras que aí existiam, devido à praga de escaravelho-vermelho, e que muito contribuíam para um acrescido significado histórico e social deste lugar.

A intervenção visa o resgate das características que construíram a memória física e social deste lugar, de modo a promover a revalorização deste espaço enquanto lugar de encontro e de lazer, e também, de modo a que esta praça sirva mais objetivamente de enquadramento ao edifício da Biblioteca Municipal de Grândola.

Para isso, irá proceder-se à plantação de novas palmeiras de acordo com uma nova geometria e passo, que proporcionarão uma apreciável sombra, e serão instalados focos de pavimento que iluminarão a praça durante as horas escuras, contribuindo para um ambiente seguro e calmo. O novo desenho da praça, agora integrada no desenho do quarteirão, potencia as qualidades espaciais deste lugar, dando-lhe consistência e sentido.

Em função da nova estruturação das palmeiras, torna-se ainda necessário e conveniente a recolocação da estátua ao Dr. Jacinto Nunes, dando-lhe o protagonismo devido.

Custo da Obra

A obra foi adjudicada à empresa Ernesto Ribeiro Ferreira, Lda. por 117.904,58€ + IVA e conta com uma comparticipação financeira de 85% do valor elegível, no âmbito da candidatura apresentada pelo município ao novo Quadro Comunitário de Apoio – Portugal 2020.