Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Inês Filipa Pereira, aluna de Grândola vence fase regional do Concurso Nacional de Leitura e vai representar a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral na semifinal

Resize 1  139  1 760 1000
18 de Maio de 2017

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa de promoção da leitura dirigida aos jovens alunos do 3º ciclo e ensino secundário, que conta com a coordenação do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Realiza-se habitualmente em 3 fases, a 1ª a nível concelhio, a 2ª a nível regional e a 3ª (semifinal e final) a nível nacional.

No passado dia 17 de maio de 2017, realizaram-se, no Cineteatro Grandolense, as provas da fase regional da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Nesta prova participaram alunos de diversas escolas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, sendo mais de uma dezena do 3º ciclo e 4 do ensino secundário, que tiveram de realizar uma prova escrita sobre as obras previamente lidas “Quando Hitler me roubou o coelho cor-de-rosa”, de Judith Kerr e “Teodora e o Segredo do Templo”, de Luísa Fortes da Cunha, para o 3º ciclo, e “Contos de cães e maus lobos”, de Valter Hugo Mãe, e “O herói discreto”, de Mário Vargas Llosa, para o ensino secundário.

O Agrupamento de Escolas de Grândola esteve representado pelas alunas que passaram à fase regional, Inês Filipa Pereira, Maria Isabel Mendes e Sofia Paulo Gaudêncio, do 3º ciclo, e Cristiana Vale, do ensino secundário.

A aluna Inês Filipa Pereira ficou entre os cinco primeiros classificados na avaliação escrita e realizou a prova oral, constituída por três momentos: leitura expressiva, discurso argumentativo e dramatização. O júri, constituído pela Vereadora da Cultura e do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Grândola, Carina Batista, e por duas personalidades ligadas à Cultura, Maria Manuel Costa e Celso Filipe, decidiu atribuir o primeiro lugar a Inês Filipa Pereira que irá representar o concelho e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral na 3ª fase do Concurso, na prova da semifinal, a realizar durante o mês de junho, em data e local a anunciar pela organização do CNL.