Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Casa Mostra dos Produtos Endógenos - Preservar a Identidade – Valorizar os Produtos Locais

3d casa da mostra 1 760 1000
08 de Maio de 2017

Integrada num conjunto mais alargado de intervenções e com o objetivo de preservar a memória coletiva e valorizar o património arquitetónico, histórico e cultural do Concelho, implementando uma nova dinâmica turístico-cultural no Centro Tradicional da Vila, a Câmara Municipal de Grândola iniciou recentemente as obras de reabilitação da antiga Adega de António Inácio da Cruz e do armazém contíguo reconvertendo estes espaços na Casa Mostra dos Produtos Endógenos.

A intervenção tem como finalidade conservar e reabilitar os edifícios existentes, com recurso, sempre que possível, a materiais e técnicas construtivas originais, e adaptar o antigo armazém a sala polivalente para receber atividades de promoção dos produtos locais.


Espaços e funcionalidades:

Antiga Adega - A construção pautar-se-á pela conservação, recuperação e manutenção do edifício, mantendo as suas características atuais. Tendo em conta o valioso espólio existente, este espaço será adaptado a Núcleo Museológico dedicado à Vinha e ao Vinho, valorizando a importante história da vitivinicultura no Concelho.

Antigo Armazém – Tendo em conta o estado avançado de degradação do edifício, não será possível manter grande parte da sua estrutura. A intervenção contempla a adaptação a sala polivalente e inclui a construção de instalações sanitárias.

Zona Exterior Envolvente – A intervenção prevê a implementação de uma nova entrada no espaço, através da Rua Mouzinho de Albuquerque, colocando-se um pavimento geral com clara coerência formal, cromática. No pavimento serão criadas zonas de permanência, desenhando “tapetes” em tijolo de azulejo artesanal, que se articulam com a paisagem e marcam a entrada no conjunto edificado. A intervenção inclui também a abertura de um pátio entre a Adega e a Sala Polivalente. No restante terreno do lote serão mantidas algumas das oliveiras existentes e será plantada uma vinha de diferentes castas.

Custa da Obra

A obra foi adjudicada à empresa Tecnaco – Técnicos de Construção S.A. por 178.500,00€ + IVA e conta com uma comparticipação financeira de 85% do valor elegível, no âmbito da candidatura apresentada pelo município ao novo Quadro Comunitário de Apoio – Portugal 2020.