Bem-vindo à vila Morena!

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C
FacebookPartilharRSSadicionar aos favoritosimprimir

Casa Frayões Metello

13 1 750 1000
Edifício da primeira metade do século XVIII, localizado na Rua Vaz Pontes, é considerado uma das mais importantes casas nobres da vila de Grândola. De feição senhorial, foi residência de famílias da governança local, destacando-se entre os seus proprietários Francisco de Paula Frayão Metello, que mandou colocar na fachada do edifício o brasão que lhe foi outorgado em 1780.
 
O imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal em 1867, tendo vindo aí a instalar-se diferentes serviços ao longo do século XX, com destaque para as Escolas do Ensino Primário de ambos os sexos, que aqui funcionaram até ao ano de 1968. 
Desde 2004 que neste edifício está instalado o Sector de Museu e Património Cultural do Município de Grândola onde se encontram patentes ao público as exposições História Arqueológica de Grândola – vestígios e artefactos, a reconstituição de uma sala de aula do Ensino Primário e a área de reservas museológicas do Município de Grândola.
 
As reservas museológicas são constituídas por coleções e objetos de diferentes tipologias, essencialmente de cariz etnográfico, que foram doadas pelos grandolenses e/ou adquiridas pela Câmara, reportam-se fundamentalmente à primeira metade do século XX e encontram-se, na sua quase totalidade, relacionadas com atividades tradicionais desenvolvidas em meio rural e urbano.
 
O tratamento, inventário, estudo e acondicionamento deste e de outro espólio é determinante para a sua preservação e para a salvaguarda das tradições e memória da comunidade grandolense.  
 
Em complemento deste trabalho de salvaguarda e da organização de exposições, o serviço educativo promove visitas orientadas e atividades educativas regulares de extensão cultural sobre as temáticas expositivas.

Rua Vaz Pontes nº 12 - Grândola

269 450 139

Visitas de grupos - marcação pelo telefone 269 450 039